Para sobreviver ao apocalipse você deve estar preparado. E estar preparado significa ter capacidade de avaliar todos os cenários possíveis. Nos incêndios apocalipses que atingiram Portugal primeiro , Grécia e agora a Califórnia , muita morreu porque escolheu o caminho errado ou a forma de se salvar errada.

As estratégias de sobrevivência a incêndios florestais são complexas e diferem com base em vários fatores: tais como:  gravidade do incêndio;  localização e proximidade com o fogo, estradas ou outras possíveis rotas de fuga; clima  e o terreno.

1. Contra o vento:

Em geral, os incêndios florestais são causados ​​por dois fatores: vento e terreno. Em ambos é crítico mover-se contra o vento (ou seja, ao vento) ao tentar escapar dos incêndios florestais. Você pode determinar a direção geral do vento observando o caminho que a fumaça está se movendo, supondo que haja visibilidade razoável.

Olhe para o alto no céu, e veja direção da fumaça. Você também deve descer nunca subir. Isso ocorre porque as massas de ar quente criadas pelo fogo tendem a subir, tornando as elevações mais altas mais propensas à ignição.

Depois de determinar sua direção de fuga, procure por um aceiro natural: uma área sem material combustível. Pode ser uma estrada ou uma área clara de floresta, ou pode ser um campo de pedregulho ou claro um riacho, rio ou seja qualquer lugar com água. Muita gente que se salvou na Grécia, pulou na água.

Em geral, árvores grandes retêm mais umidade do que, digamos, campos secos, portanto, se você precisar procurar proteção em uma área sem um aceiro, evite áreas abertas. Essas áreas são extremamente perigosas durante um incêndio florestal.

Uma parede de chamas pode se mover a  mais 20 quilômetros ou mais rápido. Além disso, as brasas podem viajar em direções imprevisíveis por meio de correntes ascendentes ou as chamadas “chaminés”, provocando novas explosões à sua frente. Se você tiver que correr, tente uma área que já esteja queimada.

Se  não for possível  escapar das chamas,  sua melhor opção é localizar uma trincheira profunda,  cavar um buraco no lado, cobrir a abertura com uma lona ou cobertor e, ficar no buraco. Alternativamente, cavar uma trincheira e deitar-se com os pés voltados para a direção das chamas, e cubra-se com a sujeira. Certifique-se de respirar e espere o fogo passar por você.

Não é fácil fugir de um incêndio apocalipse e só os muitos sortudos e os bem preparados, conseguem.

Share.

Leave A Reply